quarta-feira, 25 de abril de 2007

ACESSIBILIDADE - UM DIREITO "MUITO ESPECIAL"

Entendemos por acessibilidade a adapatação de locais, produtos, serviços e informações a pessoas com necessidades especias permitindo o acesso de todos ao maior número de serviços possíveis, independente de suas capacidade físicas, motoras ou intelectuais, removendo assim, qualquer tipo de barreira.
Sabemos que o acesso de todos a uma vida independente e a inclusão ainda é um grande desafio e requer a vontade de toda a sociedade. Leis para amparar este acesso é o que não falta.
A tecnologia e a ciência também já evoluíram, e muito, neste sentido mas é necessário ainda, que todos tenham o acesso, principalmente ao que a tenologia oferece.
Outra questão bastante importante: de nada adianta existir uma grande gama de leis sobre acessibilidade se esta não é conhecida, ou mesmo ignoradas, por aqueles que deveriam se beneficiar dela para tornar sua vida mais acessível a qualquer tarefa do dia-a- dia. Desta forma, é fácil ignorá-la.
Todos os serviços que dão acesso a pessoas com necessidades especiais não devem ser vistos como simplesmente um consolo ou conforto, deve ser encarado como uma forma de incluir e dar maior independência a quem dela necessita.
Margarete Klassen